Óleo está na divisa da BA com o ES
Fragmentos do óleo que atinge o litoral do Nordeste chegaram a Mucuri, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Ibama e pela Defesa Civil da cidade. Mucuri é o município mais ao sul da Bahia e faz limite com o Espírito Santo.
De acordo com a Defesa Civil de Mucuri, desde o início da semana são recolhidos pequenos fragmentos na praia de Costa do Atlântico, que fica ao lado de Nova Viçosa, também já atingida pelo óleo. Segundo o órgão, o material ainda não foi pesado.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente, além de voluntários, monitoram a região. Nesta quarta-feira, não houve registro de óleo no município. Com o registro de fragmentos em Mucuri, sobe para 33 o número de cidades atingidas pelo óleo na Bahia, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos
Nesta semana, a Bahia Pesca iniciou o cadastro de pescadores e marisqueiras afetados pelo óleo. Segundo seu presidente, Marcelo Oliveira, o cadastramento tem o objetivo de indicar quem são as pessoas afetadas pelo desastre, de forma que o governo federal possa desenvolver políticas compensatórias emergenciais.
Técnicos da empresa estão visitando diversas comunidades de pescadores para fazer o cadastro dos profissionais prejudicados. As manchas de óleo começaram a chegar à Bahia em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no Nordeste. O Governo do Estado decretou situação de emergência.