Óleo aparece em praias de Maraú
Enquanto Itacaré passou o fim de semana livre delas, novas manchas de óleo apareceram em três praias de Maraú na manhã de sábado. Segundo o Ibama, foram atingidas as localidades de Cassange, Saquaíra e Algodões. No total, foram recolhidas 16 toneladas de petróleo cru.
O superintendente do Ibama, Rodrigo Alves, contou que uma grande mancha foi localizada por servidores do órgão quando sobrevoavam a região. Eles retornaram para o solo, reuniram os servidores e avisaram os outros órgãos responsáveis. Foram mobilizadas a Prefeitura, a Marinha e voluntários, com cerca de 150 pessoas.
Outras praias foram afetadas na Bahia, mas já fazem parte da lista de atingidas. A Península de Maraú é que foi novidade. A Praia dos Tubarões, em Igrapiúna, no Baixo Sul, foi atingida no domingo por uma grande quantidade de óleo, que continua chegando ao litoral baiano.
De acordo com a prefeitura, o volume de óleo foi maior do que o registrado no sábado, que apresentou apenas pequenos fragmentos. O ponto mais afetado fica a um quilômetro da foz do estuário do Rio Igrapiúna, próximo de importante berçário de peixes.
Em nota, a Marinha informou que, no sábado, foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo misturados com algas e areia também na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos. Depois de atingir a praia do Guriri, em São Mateus (ES), a primeira do Sudeste a ser afetada, o óleo chegou à praia das Pedras, no mesmo município.