Mutirão retira óleo de praia em Belmonte
Um mutirão recolheu cerca de 700 quilos de óleo de praias de Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Segundo a prefeitura de Belmonte, desde que o óleo apareceu no município em torno de 6 toneladas já foram recolhidas. O material foi levado para um galpão na cidade.
Novas manchas de óleo voltaram a aparecer na segunda-feira em Maraú. Antes, no final de semana, mais de 16 toneladas de óleo foram retiradas das praias de Saquaíra e Cassange. A prefeitura disse que continua o trabalho de retirada do óleo na praia de Bombaça com apoio do Exército, Marinha, Bombeiros e voluntários.
De acordo com o Ibama, chegou a 527 o número de locais afetados pelas manchas de óleo. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, com dados compilados até terça. 68% dos municípios do litoral nordestino foram contaminados desde o início do desastre ambiental.
Das 111 cidades afetadas, 107 estão no Nordeste e 4 no Espírito Santo, primeiro estado do Sudeste atingido pelas manchas. Segundo o IBGE, existem 156 municípios no litoral nordestino. Ainda de acordo com o Ibama, 97 animais já morreram por conta da contaminação e pelo menos 134 foram encontrados com manchas de óleo.
Desses, apenas 37 foram localizados vivos. As tartarugas marinhas são as mais afetadas. 90 tartarugas, de diferentes espécies, foram contaminadas. Segundo órgãos federais, a substância é a mesma em todos os locais, petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades.