Mutirão do Diabetes atendeu 10 mil
O sábado em Itabuna foi marcado pelo Mutirão do Diabetes, promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes. Mais de 10 mil pessoas foram atendidas no 20 stands de serviços multidisciplinares e multiprofissionais médicos e educativos, além de 300 crianças no Diabetes Kids.
1500 pessoas com diabetes realizaram mapeamento de retina e exame do pé diabético e 300 com maior risco realizaram avaliação laboratorial , renal e cardiológica todos os casos graves de Retinopatia Diabética serão tratados gratuitamente com Laser na retina
O Mutirão, cujo modelo foi adotado por cerca de 30 cidades brasileiras, contou com a presença de dirigentes de entidades nacionais de medicina e associações de diabetes, que destacaram a importância e as dimensões do evento, considerado o maior do país na prevenção e tratamento da doença.
Rubens Belfort Junior, da Academia Nacional de Medicina, destacou que “o mutirão transformou Itabuna em referência nacional na prevenção do diabetes. A cidade deve ser orgulhar desse projeto iniciado pelo Dr. Rafael há 15 anos e que a cada ano fica melhor e mais abrangente”.
O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Rafael Andrade, afirmou que “um evento de 15 anos é um momento, porque a partir deste modelo, temos mutirões em cerca de 30 cidades brasileiras, oito deles acontecendo simultaneamente ao de Itabuna”. O Mutirão contou com 1.200 voluntários.