Marinha aponta locais ainda com óleo
O Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha, ANP e Ibama, informa que o Espírito Santo está com as praias limpas. Ainda existem vestígios de óleo, com ações de limpeza em andamento, em Araioses e Tutóia (MA). Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba (PI); Fortaleza (CE), Nisia Floresta (RN), Marcação (PB).
Mais Tamandaré, em Pernambuco; Maragogi e Coruripe em Alagoas; Estância em Sergipe; Ilha de Comandatuba e Jandaíra, na Bahia. No momento, a maioria das praias oleadas apresentam só pequenos fragmentos.
A Capitania dos Portos do Maranhão, Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a Universidade Federal do Maranhão fizeram, de 15 a 17 de novembro, uma inspeção no Parque Estadual Parcel Manoel Luís, Banco do Tarol e Banco do Álvaro, no litoral maranhense.
Eles foram verificar a existência de óleo na região. Na ocasião, foram empregados o Navio-Patrulha “Bracuí” e o Navio-Patrulha “Guanabara”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, unidade operativa do Comando 4° Distrito Naval.
As verificações foram realizadas na superfície da água e no fundo do mar, incluindo recifes e corais, em três posições diferentes. Paralelamente, foram prestados os apoios necessários para a realização de mergulhos exploratórios nas localidades conhecidas como Banco do Tarol e Banco do Álvaro.
Durante a operação, os militares e os agentes embarcados chegaram à conclusão da inexistência de indícios de manchas de óleo durante o período no qual foram realizadas as atividades.