Ilheense disputa Nacional da Apae

Moisés Penha, aluno da APAE de Ilhéus, viajou na noite de domingo (17) para representar a Bahia no XI Festival Nacional Nossa Arte, evento organizado pela Federação Nacional das APAEs, que acontece até o dia 21 de novembro em Manaus.

A iniciativa nacional conta com a parceria da Federação das APAEs do Amazonas (Feapaes-AM) e a APAE Manaus. O objetivo principal dos eventos, tanto estaduais quanto o nacional, é promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual. No festival estadual, Moisés ficou em 1º lugar na categoria Artes Literárias.

A excelente performance do aluno carimbou sua viagem para o nacional com o cordel “Ilhéus e seus encantos”. A organização das seletivas locais, realizadas a cada três anos, fica a cargo das Federações das APAEs nos estados. A décima edição foi em maio, em Ilhéus. Na época, o festival recebeu 18 delegações do interior.

Mais interessado em participar do que vencer o certame, Moisés Penha partiu para Manaus com Silvana Silva de Oliveira, psicóloga e voluntária da APAE-Ilhéus. Para ele, a experiência por si só já é uma vitória. Pela primeira vez na história de Ilhéus, a associação se aproxima de um título nacional.

Vitoria Penalva, diretora da instituição, diz que é gratificante trabalhar com pessoas especiais. “Moisés faz parte de um grupo de pessoas para o qual temos orgulho e compromisso diário na implementação da valorização de suas capacidades".

“Orgulho no peito em saber que estamos no caminho certo. A educação é transformadora, e poder possibilitar o desenvolvimento da autoestima com pessoas especiais me motiva a continuar trabalhando, ainda mais, pelo nosso povo. Somos todos Moisés”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.

Moisés cursa o 4º ano do EJA. A APAE é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu na década de 50 para suprir a lacuna deixada pela educação brasileira no que se referia à escolaridade de pessoas com deficiências.

8:10 PM  |  


Gostou? Repasse...