Estados cobram União pelo óleo

Governadores do Nordeste se reuniram em Recife (PE) na quarta-feira e divulgaram uma Carta cobrando ações do Governo Federal para combater as manchas de petróleo que estão poluindo o litoral e suas consequências. O encontro foi no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Ele reuniu os governadores na capital pernambucana, onde participaram também da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que termina nesta sexta-feira. A Bahia foi representada pelo governador em exercício, João Leão, porque Rui Costa está viajando.

Um dos destaques da Carta de Recife é a preocupação “à falta de celeridade no processo de combate e contenção às manchas de óleo, tendo em vista que o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por óleo ainda não foi colocado, na sua concretude, em prática”.

Os governadores pediram uma atuação integrada “na resolução desse gravíssimo crime ambiental”, e afirmaram que os estados estão trabalhando de forma conjunta, “compartilhando informações entre si para que haja uma coordenação das ações”.

Nenhum deles explicou por que não tomaram medidas para combater o óleo no âmbito de cada estado, apesar do amplo contingente de bombeiros, policiais militares e agentes ambientais que possuem.

10:14 PM  |  


Gostou? Repasse...