Equipes já tiraram 600t de petróleo
Mais de 600 toneladas de óleo já foram recolhidas nas praias baianas, de acordo com levantamento em 30 municípios atingidos. O Sindicato das Indústrias de Material Plástico da Bahia fez uma doação de mil caixas plásticas para a Defesa Civil e negocia com uma fábrica a doação de 500 para as prefeituras e a Marinha.
Nesta quinta, quatro caminhões com resíduos de petróleo recolhidos nas praias de Maraú deixaram o município. Até o início da próxima semana, todas as 50 toneladas que estavam no depósito provisório serão retiradas, segundo a programação do estado, que já recolheu cerca de 1,1 milhão de toneladas.
O trabalho é executado pelo Inema em parceria com a Cerb, que disponibiliza os caminhões. Na terça e quarta-feira alguns fragmentos reapareceram nas praias de Maraú e foram recolhidos pelas equipes de plantão.
Em 75 dias de poluição na costa brasileira pelo material, de origem e quantidade ainda desconhecida, 10 estados foram afetados, sendo 9 no Nordeste e o Espírito Santo. Até quarta-feira eram 546 localidades, entre praias, rios e mangues dos 112 municípios.