Emasa descarta racionamento de água
A Emasa, por meio de nota, descartou a possibilidade de racionamento de água em Itabuna, apesar da estiagem registrada no sul da Bahia e Médio Sudoeste. O boato tomou conta das redes sociais a partir da “viralização” de um texto veiculado em 2017 no site da Emasa, que abordava a possibilidade de novo racionamento.
Em 2015 o município havia enfrentado a mais severa estiagem dos últimos 70 anos, quando houve racionamento de água por mais de um ano e meio, de forma não contínua, quando às torneiras chegava apenas água salgada, captada em Castelo Novo, Ilhéus.
Para atender às necessidades de parte da população, a Emasa e a Prefeitura de Itabuna contaram com o apoio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Governo do Estado para implantação de reservatórios em diversas áreas da cidade, abastecidos com água transportada por caminhões pipa.
O racionamento foi suspenso, de vez, ao final de fevereiro de 2016. Desde o ano passado, o município vem sendo abastecido, além de Castelo Novo e Rio do Braço, pela estação de Nova Ferradas, hoje revigorada com a Barragem de Itapé.