CPI vai apurar vazamento de óleo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ, na foto), criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a origem das manchas de óleo que se espalharam pelo litoral do Nordeste e já chegaram a Vitória (ES), no sudeste. O ato atende requerimento do deputado João Campos (PSB-PE), com apoio de 267 deputados.

Campos argumenta que é importante que a Câmara coordene os esforços para investigar atos e omissões e apurar responsabilidades. Desde agosto, manchas de óleo apareceram em mais de 600 locais do litoral, de acordo com dados atualizados até sexta-feira pelo Ibama. Não se sabe a origem nem os responsáveis.

Na Bahia, nesta terça, novos fragmentos de óleo voltaram a aparecer em praias de Prado e Caravelas, na Costa das Baleias. A Marinha informou que uma equipe com 60 homens reforça a limpeza e que equipes permaneceram no local durante todo dia. Como a maré estava alta, não foi possível determinar a quantidade exata de óleo.

No domingo, cerca de 60 funcionários do Ibama, Inema e outros órgão chegaram a Caravelas. Mergulhadores foram para o Parque Nacional de Abrolhos e 20 fuzileiros navais para Cumuruxatiba. Na segunda, pequenos fragmentos, em quantidade maior que a de Caravelas, voltaram a aparecer em Alcobaça.

8:16 PM  |  


Gostou? Repasse...