Comprador da Black Friday está mais esperto

Na sexta-feira, 29, acontece a 10ª edição da Black Friday no Brasil. Ao se consolidar como uma das mais importantes datas para o varejo, a ação deve refletir um amadurecimento do consumidor, cada vez mais consciente em tomar cuidado para garantir as melhores ofertas e não ser enganado.

É o que aponta pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados revelam que este ano 39% só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena.

Isto é um crescimento de 7 pontos percentuais em relação a 2018. Em contrapartida, metade disse ter intenção de fazer compras na Black Friday. Apenas 11% não devem aproveitar as promoções. Esse comportamento do consumidor também pode ser observado na decisão da compra.

A pesquisa indica que 91% planejam pesquisar preços antes de adquirir algum item, principalmente para confirmar se os produtos realmente estão na promoção, ou seja, com preços mais baixos do que o normal (54%). Dos que vão buscar informações sobre as ofertas, 40% olhariam os preços a menos de 30 dias da Black Friday.

Outros 28% fariam a pesquisa com um mês de antecedência e 11% até dois meses antes. Outros 13% só devem verificar os preços no dia do evento. Os meios mais utilizados para a pesquisa são sites e aplicativos que fazem comparação de preços e produtos (55%), sites das lojas (52%) e portais de busca (42%).

3:53 PM  |  


Gostou? Repasse...