Cidades pactuadas denunciam Itabuna
Em vídeo que circulou nas redes sociais, secretários de Saúde de municípios pactuados com Itabuna no Sistema Único de Saúde fizeram duras criticas à atual situação de atendimento de pacientes na média e alta complexidade. As queixas se ampliaram depois da morte de um bebê indígena no Hospital Manoel Novaes.
Nos depoimentos, os secretários de Aurelino Leal, Itajuípe, Jussari, Almadina, São José da Vitória, Santa Cruz da Vitória, Floresta Azul e Itapé pedem socorro à Secretaria de Saúde da Bahia, condenam a má gestão da Saúde pelo prefeito Fernando Gomes e o secretário Uildson Nascimento.
Os secretários dizem que aportam recursos para o atendimento pelo SUS em Itabuna e, portanto, não "pedem favores" ao município. Na atual gestão, Fernando Gomes já mudou seis vezes os titulares da Secretaria da Saúde sem que os serviços tenham melhorado.
Ao contrário, a cada dia fica mais evidente a incompetência e a negligência na condução de um serviço público essencial à vida das pessoas. Um exemplo foi cancelar o contrato com o Hospital Manoel Novaes, referência nacional em pediatria, e passar o serviço para a Masternidade Ester Gomes, que pertence ao prefeito.
A mudança foi apoiada pelo Governo do Estado, mesmo a maternidade não tendo pessoal qualificado ou equipamentos necessários para o atendimento pediátrico.