Chuvas devem continuar na região

A temporada de chuvas chegou neste domingo com raios, relâmpagos, trovoadas e granizo, além de fortes ventos que causaram problemas em Itapetinga, Itororó e Ibicaraí. Nos municípios de Nilo Peçanha, no Baixo Sul; e Ibirataia, no Sudoeste, choveu granizo. Moradores chegaram a exibir as pedras de gelo nas redes sociais.

Conforme os meteorologistas, o fenômeno ocorre por excesso de calor e umidade elevada, que formam por sua vez as nuvens. A partir de um ponto de congelamento, as gotas de água se juntam e formam os granizos. O Inmet diz que no fim de semana as condições do tempo começaram a mudar no interior do Nordeste.

O ar seco aos poucos perde força e a umidade vai aumentar. O motivo é a chegada de uma frente fria no litoral da Bahia. Este sistema vai mudar a circulação de ventos e estabelecer um novo padrão para as chuvas nos próximo dias, principalmente sobre áreas do Nordeste que estavam muito secas.

Não é uma chuva que vai acabar com a estiagem, mas colabora para a diminuição do calor intenso que vem sendo observado no interior de alguns estados. Nesta segunda-feira, a atuação da frente fria, quase estacionada ao largo do litoral da Bahia e a mudança na direção dos ventos, favorece o aumento da nebulosidade e da chuva.

A mudança é sentida na Bahia, o Maranhão e parte do Piauí. No litoral sul da Bahia e na região de Barreiras houve pancadas de chuva. Não é possível descartar o risco de temporais com elevados volumes de água, principalmente na região de Ilhéus.

10:06 PM  |  


Gostou? Repasse...