Boipeba ainda tem resíduos de óleo
Novos fragmentos de óleo chegaram, no sábado, a uma praia de Boipeba, município de Cairu. De acordo com a prefeitura, o local atingido foi a Praia da Boinema e a operação de limpeza foi feita por voluntários da Universidade Estadual de Feira de Santana, servidores do Inema e do Ibama.
Os fragmentos acabaram se misturando com o sargaço e a areia. Os agentes e voluntários precisaram peneirar para separar a areia. Não há informações sobre a quantidade recolhida. Na sexta-feira, a Praia da Cueira, também em Boipeba, e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, registraram manchas de óleo.
Cinco praias estão passando por limpeza e ainda têm vestígios de óleo, segundo a Marinha. Ainda foi possível encontrar resíduos de óleo em Maraú, Igrapiúna, Jandaíra, Conde e Esplanada. Os únicos estados do Nordeste onde não foram encontrados mais vestígios são Ceará, Paraíba, Sergipe e Pernambuco.
O óleo já chegou ao Sudeste, nas praias do Espírito Santo. Desde o início da operação, já foram recolhidas 4.500 toneladas de óleo retirados das praias. Atuam na operação de limpeza 5.298 militares da Marinha, 22 navios, 3 aeronaves, 252 militares do Exército, seis da Força Aérea Brasileira, 68 servidores do Ibama, 55 do ICMBio, 3.873 da Defesa Civil e 440 da Petrobras.