Baianos precisam dar prova de vida
Segurados do INSS que recebem em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar, anualmente, que estão vivos. O órgão diz que isso serve para dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Quando for requisitado para a prova de vida é bom não perder tempo. Em todo o país cerca de 3,5 milhões segurados tiveram que se apresentar até julho e mais de 300 mil tiveram os benefícios bloqueados. Na Bahia foram 294 mil segurados chamados para a prova de vida e 25.260 com benefícios bloqueados.
Eles têm até janeiro para evitar a cassação dos benefícios. De acordo com o INSS “o procedimento deverá ser realizado todos os anos pelo próprio beneficiário, na instituição bancária em que recebe seu benefício. Existem bancos que utilizam a data do aniversário, assim como há os que convocam no mês anterior ao vencimento”.
A prova de vida é bem simples: basta apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário do banco. Algumas instituições financeiras já utilizam a biometria nos terminais de autoatendimento.
Os bancos comunicam os segurados sobre a necessidade do procedimento por meio de mensagens nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet. Em casos especiais, um procurador para quem está ausente do país, portadores de doença contagiosa, com dificuldades de locomoção ou tenha mais de 80 anos.