Bahia ainda tem 4 praias com óleo
O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, ANP e Ibama informou que no CE, PB, SE e PE, as praias estão limpas nesta segunda-feira. Outros lugares continuam mostrando sinais leves de óleo, incluindo a Bahia, onde há vestígios em Maraú, Igrapiúna, Jandaíra, Conde e Esplanada.
Outros locais ainda com óleo e sendo limpos são as praias de Araioses e Tutóia, no Maranhão; Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Maxaranguape e Natal, no RN; Barra de São Miguel e Japaratinga, em Alagoas; Conceição da Barra, Linhares, Aracruz e São Matheus, no ES.
No domingo, um helicóptero da Marinha sobrevoou o litoral do Piauí e não identificou vestígios de óleo na água, mas alguns na praia. O Navio-Patrulha (NPa) Guanabara chegou à região do delta do Parnaíba para reforçar as ações de busca e recolhimento de resíduos no mar.
Na costa do Piauí vêm sendo empregados meios navais, aeronavais e terrestres, além de militares da Marinha e Exército, agentes de órgãos estaduais e municipais, em ações de limpeza e coleta de vestígios de óleo. Desde o reaparecimento, na última quinta-feira (14), foram recolhidas cerca de uma tonelada de resíduos.
No Espírito Santo, os vestígios de óleo vêm sendo recolhidos prontamente em todas as localidades. Hoje, atuam nessa operação 5.298 militares da Marinha, 22 navios, três aeronaves, 29 viaturas, 252 militares do Exército, seis da Força Aérea, 68 servidores do Ibama, 55 do ICMBio, 3.873 da Defesa Civil e 440 funcionários da Petrobras.
De acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.500 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas até esta segunda. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também areia, lonas e outros materiais utilizados para a coleta.