TSE vai cassar chapas com laranjas

A quase um ano das eleições, um duro revés para os partidos e políticos que usam estratagemas para burlar a legislação. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a presença de candidaturas de laranjas para fraudar a cota mínima de candidatas deve levar à cassação de toda a chapa eleitoral, com a perda do mandato dos eleitos.

A decisão foi tomada por quatro votos a três, em processo que julgou o caso de candidatas laranjas na coligação para o cargo de vereador em Valença do Piauí (PI). Esse foi o primeiro processo de fraude na cota de gênero julgado pelo TSE.

A decisão pode significar um precedente a ser aplicado pelo TSE em casos de candidaturas laranjas em todo o país, como nas investigações que atingem a campanha de chapas do PSL em Minas Gerais e Pernambuco. As fraudes com laranjas ganharam destaque após a Folha de São Paulo revelar um esquema em Minas Gerais.

Candidatas receberam dinheiro público do PSL, tiveram votação pífia e repassaram parte dos recursos a empresas ligadas ao gabinete do atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, à época presidente estadual do PSL em Minas e reeleito deputado federal em 2018. Ele nega as irregularidades.

11:00 PM  |  


Gostou? Repasse...