a regiao
booked.net
22.Abril.2020

Influencers são a indústria bilionária da rede


Cada vez mais presentes no dia a dia de quem usa a internet, os influencers são citados, repassados e geram atenção para as marcas. Hoje é quase impossível não ler um post deles e alguns já ultrapassam a fronteira online para participar de filmes e programas de tv.

Mas se engana quem acha que é uma profissão nova. A primeira "influencer" conhecida foi Charlotte. Aliás, Rainha Charlotte, promovendo as porcelanas inglesas Wedgwood em 1760! Ela não sabia, mas iniciava uma tendência que hoje é virtual.

Artistas sempre fizeram marketing de produtos, de Zeca Pagodinho com cerveja a Michael Jordan com a Nike. A diferença hoje é que a procura não é mais somente de artistas e atletas. A sociedade mudou e a relação passou a incluir quem tem seguidores nas redes sociais.

A equipe da Betway, plataforma de jogos de roleta online, fez um belo levantamento sobre esta história. Confira:

 

influencer

 

Tem peixe na rede

Se tem uma coisa que alavancou os influencers digitais, esta foi o surgimento das redes sociais, do antigo Orkut ao Facebook. Voce não precisa mais ter um programa de rádio ou tv para influenciar as pessoas. Basta uma presença online e bom conteúdo.

Claro, também é preciso uma boa divulgação para conseguir milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. Uma vertente é falar de uma marca, dando opinião sobre os produtos e dicutindo as tendências com os seguidores.

As marcas entendem a importância desses grupos e procuram o influencer. Um exemplo foi a Melissa, que convidou suas "brand lovers" para co-criar uma coleção completa na campanha “Create Yourself”, lançada pela agência de publicidade BorghiErhLowe em 2007.

 

Virando influenciador digital

O mundo dos influencers deve movimentar cerca de R$ 10 bilhões em 2021, segundo a empresa de mídia digital Adaction. Mas quem são estas pessoas? Segundo a Influency.me, que mede resultados do setor, são “indivíduos que possuem um público fiel e engajado em seus canais online".

Muitas vezes, eles nascem de um conteúdo pensado para ser viral. Foi o que aconteceu com a influencer Pequena Lo, que ganhou mais de 4 milhões de seguidores no TikTok com seu humor leve. Ela se formou em Psicologia, mas hoje "ser influencer se tornou o meu trabalho oficial e eu amo fazer”.

Não é a única a mudar de profissão. Quem atinge um nível alto de engajamentos passa a atrair marcas que querem se projetar. Nesta área, os influencers mais requisitados são os capazes de criar um conteúdo pessoal e adequado à empresa. Aí pesa a credibilidade.

É preciso ter uma boa reputação com seu público, bons resultados e um estilo de vida adequado. Não adianta enganar os seguidores, como aconteceu com influencers que pregavam o "fique em casa" na pandemia enquanto iam para festas. Perderam seguidores e clientes.

Além disso, é preciso casar o produto com o influencer certo. Vários deles no Brasil vendem bem e, por isso, são muito procurados, como Whindersson Nunes e Carlinhos Maia. A Qualibest verificou que metade dos brasileiros procura a opinião do seu “influencer” antes da compra.

A melhor maneira de entender esse perfil é com o resumo feito pela Betway.

 

influenciador

 

Quanto vale um post?

Voce não vai encontrar essa resposta aqui ou em outro lugar, porque ninguém revela quanto ganha. Não existe um preço tabelado, mas podemos dizer que depende da certeza de que aquele post vai resultar em vendas, o número de seguidores e a reputação.

A ferramenta Hooper HQ, que analisa dados do Instagram, afirma que em 2020 quem mais faturou com um único post foi o ator Dwayne Johnson, The Rock, com US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,8 milhões). O primeiro brasileiro dessa lista foi Neymar Jr, com US$ 704 mil (R$ 4 milhões).

 

A rede social do momento

Desde o Orkut, as redes sociais nascem e tomam conta do planeta... até que uma nova passe adiante. Não são muitas as que conseguem impacto mundial, como Twitter e Facebook, mas a bola da vez é o TikTok, que se tornou “obrigatório”, em especial para o público jovem.

Os vídeos de no máximo um minuto se consolidaram em abril de 2020, ao atingir 1 bilhão de downloads só em celulares android. A interface intuitiva mostra os vídeos na tela do usuário em um feed tradicional ou no “For You”, uma página com curadoria de algoritmo. Confira o resumo:

 

tik tok

Gostou? Repasse...