SSA é a capital com menos fumantes

A Pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL/2018), divulgada pelo Ministério da Saúde, apontou que Salvador é a cidade com o menor percentual de tabagistas entre as capitais, com uma incidência de 4,8% da população acima de 18 anos.

O baixo consumo de tabaco é atribuído ao intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. “Parar de fumar é um processo que envolve várias etapas que começam com a fase de negação, em que o fumante não admite que o tabagismo seja uma doença".

"Vai até a fase em que se encontra preparado para fazer a mudança do estilo de vida” explica a técnica Jenine Mendes. Para o tratamento gratuito, o interessado deve comparecer a um dos 45 postos de referência munido do cartão SUS de Salvador e identificação com foto.

O paciente passará por uma entrevista para avaliar o grau de dependência. O próximo passo é a participação numa reunião em grupo com os demais participantes. Os pacientes precisam ser maiores de 18 anos.

O acompanhamento das pessoas que decidem participar do PMCT é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, entre outros especialistas. O fumante participará de quatro a cinco encontros, sendo um por semana.

Neles, será estimulado a parar de fumar, seja de forma imediata ou gradativa. Além disso, receberá cartilhas explicando o motivo da dependência e como parar com o vício. Para os pacientes com o grau de dependência elevado, é indicado o uso de medicamentos, oferecidos gratuitamente pelo SUS.

23:46  |  


Gostou? Repasse...