Salvador quer promover aleitamento

“Empoderar Mães e Pais. Favorecer a Amamentação”. Esse é o mote da edição 2019 da Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada na capital baiana entre 1 e 7 de agosto, mês do Aleitamento Materno, por isso chamado de Agosto Dourado.

As ações decorrerão da parceria entre a Prefeitura de Salvador, Unicef, Comitê de Aleitamento Materno do Salvador e Comitê Estadual de Aleitamento Materno, tendo como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição e garantir a segurança alimentar.

“O leite materno é o alimento mais completo para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a subcoordenadora da Atenção Materno-Infantil da secretaria de Saúde, Michele Sacramento.

“A amamentação exige um esforço de equipe e requer uma cadeia de apoio para criar um ambiente propício que permita às mães amamentar de forma otimizada. Embora a amamentação seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade”.

Para este mês ainda estão programadas atividades como “Mamando no Metrô” entre 19 e 23 de agosto, mais uma edição do “Mamando no Parque da Cidade”, no dia 25, uma caminhada e o III Seminário Agosto Dourado no próximo dia 14, na sede do Ministério Público Estadual, no CAB.

Os eventos vão reunir equipes multiprofissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o aleitamento materno, bem como atividades educativas sobre amamentação, oficinas, rodas de conversas, dança, música, pintura, poesia e troca de experiências.

20:55  |  


Gostou? Repasse...