Projeto de Salvador ganha destaque

Com o intuito de alertar os homens de Salvador sobre a importância do cuidado regular e integral à saúde, o "Sábado do Homem", lançado pela Secretaria de Saúde, está entre os 135 projetos selecionados para a segunda etapa do Prêmio APS Forte Para o SUS: Acesso Universal.

Ele é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS). A ação visa ampliar o acesso à assistência com a oferta de diversos serviços de saúde e atendimentos com equipe multiprofissional, principalmente para os homens.

Eles têm dificuldade em fazer avaliações preventivas nos postos durante a semana, seja por falta de tempo no trabalho ou devido ao horário de funcionamento das unidades. No primeiro quadrimestre, 4.103 homens foram atendidos nas 55 UBS que se envolveram com a iniciativa. 65% desse público está entre 30 e 69 anos.

Na primeira etapa foram observadas informações sobre o contexto da experiência, as atividades realizadas, os resultados alcançados, a inovação, entre outros pontos. Para ser aprovada, a iniciativa passou por dois avaliadores e recebeu parecer favorável de ambos para participação na segunda etapa.

As experiências de destaque na segunda fase serão analisadas por um time de jurados, integrado pelo médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Colluci, Mara Régia, Ligia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira.

As três primeiras colocadas serão divulgadas em outubro e os autores ganharão uma viagem de estudo internacional em um país no qual a rede de atenção à saúde é centrada na Atenção Primária à Saúde, a ser indicada pela OPAS/OMS.

21:29  |  


Gostou? Repasse...