MS manda vacinas extra de sarampo

O Ministério da Saúde começou a enviar, nesta semana, 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral a todos os estados, para garantir a vacinação contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 12 meses. Só para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo, foram destinadas mais de 960 mil doses.

O envio de doses extras da vacina aos estados é uma resposta imediata do Governo Federal em decorrência do aumento de casos da doença em alguns. De acordo com o novo boletim epidemiológico, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 2 de junho e 24 de agosto, 2.331 casos confirmados de sarampo.

Eles ocorreram em 13 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Piauí. Além de vacinar as crianças, o Ministério orienta os estados e municípios a fazer o bloqueio vacinal.

Ou seja, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, recomenda-se que sejam realizadas de forma seletiva, ou seja, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas.

21:18  |  


Gostou? Repasse...