Maternidade faz um acordo "familiar"

A Maternidade Ester Gomes ganhou sobrevida e continua aberta depois de a direção decidir atender a um pedido do secretário interino de Saúde de Itabuna, Geraldo Pedrassolli. Há pelo menos duas semanas, os dirigentes da unidade informaram que encerrariam as atividades devido à manutenção do contrato com valor antigo.

A maternidade, que pertence ao prefeito Fernando Gomes e é administrada por seu filho Sérgio, quer um aumento do repasse para compensar os novos serviços de baixa e média complexidade pediátrica que assumiu depois da decisão do prefeito em não renovar o contrato com o Hospital Manoel Novaes.

A decisão recebeu críticas de médicos e da sociedade, já que o HMN é especializado em pediatria, tem o certificado nacional de Amigo da Criança e é referência no setor. Já a materniadade não possui médicos nem equipamentos adequados para o atendimento pediátrico.

A manobra é vista como uma maneira de desviar verbas para a maternidade do prefeito. O próprio Sérgio diz que o serviço será mantido porque tem a "garantia de recebimento até se resolver o contrato". A estimativa é de que a maternidade Ester Gomes triplique a verba que recebe da Prefeitura, chegando a mais de R$ 900 mil mensais.

Por causa da não renovação do contrato, apenas casos de maior gravidade pediátrica estão sendo atendidos pelo Hospital Manoel Novaes. Partos que não sejam de alto risco e procedimentos pediátricos de baixa e média complexidade passaram a ser encaminhados e atendidos apenas pela maternidade.

22:23  |  


Gostou? Repasse...