Itabuna perde 5º secretário de saúde

Começam as apostas para descobrir quem será nomeado o sexto secretário de Saúde de Itabuna, faltando pouco mais de 16 meses para findar o mandato do prefeito Fernando Gomes. Tem sido grande a rotatividade na pasta, que tem o maior orçamento do município e cujos serviços são criticados pela população.

A menos de um mês de completar um ano no cargo, Jozimar Sales não é mais secretário. Ele foi exonerado pelo prefeito nesta quinta-feira, depois de um "piti" ao retornar de licença de 15 dias. A queda era esperada desde o início do ano, após Jozimar e o prefeito se desentenderem durante reunião no gabinete.

Ainda não está claro o que motivou a queda, mas ela ocorre em um período de forte turbulência na Saúde. Isso porque o governo renovou o convênio com o Hospital Manoel Novaes para atendimento a crianças e adolescentes, mas tirou do hospital os atendimentos de baixa e média complexidade.

Eles foram transferidos para a Maternidade Esther Gomes, da Fundação Fernando Gomes, que pertence à família do prefeito e não possue estrutura adequada para este tipo de atendimento. A pediatria foi passada para a UPA-24 Horas do Monte Cristo, que também não possui estrutura para o atendimento.

O absurdo foi denunciado por sindicalistas e conselheiros da Saúde, mas até agora não há reação da sociedade nem de órgãos como o Ministério Público. Jozimar Sales foi o quinto secretário de Saúde de Itabuna.

17:36  |  


Gostou? Repasse...