"Índios" invadem fazenda de Geddel

Pelo menos, 50 pessoas, que se dizem indígenas, voltaram a ocupar a Fazenda Esmeralda, de propriedade de Geddel Vieira Lima, em Potiraguá, na microrregião de Itapetinga. A área havia sido invadida há dois anos e os ocupantes saíram após negociações com as polícias Militar e Civil de Itapetinga.

A invasão da área de 643 hectares, o que equivale a 643 campos de futebol, ocorreu na madrugada desta segunda-feira, sob a liderança de uma mulher. Segundo a "cacica Tanara", a ocupação foi feita por indígenas da Aldeia Alto da Abobreira, das etnias Kamakãns e Imborés.

Em nota, o grupo de supostos indígenas alega que estão reivindicando as terras que são "histórica e culturalmente de seu povo". Eles dizem que na fazenda existem pelo menos três cemitérios de ancestrais e que, por isso, o local é sagrado. "Foi uma ocupação pacífica. Nosso objetivo aqui é a nossa terra sagrada", sustenta a nota.

Nenhum representante da fazenda ou da família do ex-ministro e deputado federal preso na Papuda, em Brasília, se pronunciou até o momento. No se sabe a situação em que se encontram os funcionários da propriedade. Os invasores cobram a presença de representantes da Funai e da Polícia Federal.

18:27  |  


Gostou? Repasse...