Ilhéus ganha ultrassonografia digital
Nesta semana, a Prefeitura de Ilhéus instalou dois aparelhos de Ultrassom Doppler Colorido Digital e um aparelho raio-x para dar mais agilidade na realização de exames na rede pública. As unidades Sarah Kubitschek e Hernani Sá foram as contempladas com os ultrassons e a UPA24h, na Conquista, com o raio-x.
Esses equipamentos são fruto de emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado. A Central de Regulação de Ilhéus calcula que, com a chegada dos novos aparelhos, o município terá uma economia mensal de R$ 200 mil, além de poder atender mais demandas.
O governo baiano deve enviar um aparelho com as mesmas especificações para atender as demandas do Centro de Atendimento ao Diabético (CAD). O médico Antônio Carlos Pitanga explicou que o equipamento "é fixo, com potência excelente, além de facilitar o acesso de profissionais de saúde a este tipo de exame”.
O ultrassom digital possibilita um resultado de imagem com alta resolução e um diagnóstico preciso. Faz imagens de abdome, vias urinárias, próstata, tireoide, mamas, ultravaginal, endocavitário e endoretal; Ele é equipado com transdutores e sistema multifrequencial, direcionado para o estudo da tireoide.
O diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena, destacou que esse tipo de serviço era feito na rede privada, mas agora passa a ser pelo município. “Exames como eletrocardiograma passarão a ter atendimentos à noite, e uma média de 300 eletros ao mês só no bairro Hernani Sá. Com isso, atenderemos a uma demanda reprimida”.
O diretor informou que, por dia, são expedidos uma média de 40 pedidos de exames de ultrassom em apenas um posto. “Na zona sul o aparelho é fixo, os outros dois são portáteis, proporcionando agilidade nas zonas descobertas, inclusive, nos fins de semana”.





