Ilhéus explica derrubada de árvores

A Prefeitura de Ilhéus emitiu uma nota para explicar uma ação na zona sul. No dia 7, o site Petição Pública publicou um abaixo-assinado em repúdio ao corte de 23 árvores plantadas às margens da BA-001, em direção a Una, endereçada ao prefeito Mário Alexandre e ao secretário de Urbanismo, Jerbson Moraes.

Segundo a Superintendência do Meio Ambiente, as árvores ‘marcadas’ não serão totalmente derrubadas, parte delas apenas serão podadas. A iniciativa faz parte do projeto de requalificação da Orla Sul, que visa o ordenamento urbanístico do lugar.

A superintendẽncia salienta que a estrada possui uma rede de macrodrenagem que está sendo danificada pelas raízes de algumas árvores. Estas terão que ser derrubadas. "Mediante vistoria técnica prévia, o Município mantém o máximo de cuidado para atingir o mínimo possível dessas árvores", diz a nota.

"Contudo, as que foram selecionadas já provocaram danos substanciais e podem causar acidentes com proporções ainda maiores. Neste caso, haverá substituição das árvores, com ação de plantio de mudas em alguns pontos já iniciados" usando espécies nativas da Mata Atlântica.

"A ideia é ter o maior número de diversidade possível. É importante esclarecer que toda e qualquer ação de supressão vegetal (corte ou poda de árvore), sem autorização, configura-se em crime ambiental, passível de punições previstas em lei".

0:12  |  


Gostou? Repasse...