Ilhéus cobra as empresas de ônibus

Pelo menos sete novos ônibus da empresa São Miguel começarão a circular em Ilhéus nesta semana. Os novos carros terão elevadores protegidos e serão de uso exclusivo para deficientes físicos e também terão carregadores USB. Ainda não há informações sobre quais linhas serão contempladas.

A aquisição de novos ônibus é uma contrapartida em relação ao último aumento da passagem, para R$ 3,80, a mais cara da Bahia, ao lado de Salvador. O Decreto número 133, assinado em dezembro, condicionou o reajuste a melhorias no sistema. Entre elas, a aquisição dos novos ônibus e reforma de abrigos.

De acordo com o decreto da Prefeitura, outros 20 ônibus equipados com wi-fi e ar refrigerado devem começar a rodar até 30 de julho de 2020. Nesta semana a Prefeitura exigiu das empresas Viametro e São Miguel o cumprimento das condições do Decreto.

Outra exigência foi disponibilizar um aplicativo de celular para monitoramento dos ônibus (CittaMobi), implantado desde março. Dos 10 pontos de ônibus, um está sendo feito na Praça Coronel Pessoa e outro no Paredão do Hospital São José.

As empresas demoraram para iniciar a compensação, por isso a cobraça da Prefeitura, que convocou os gerentes das empresas para uma reunião na sexta-feira (2) passada. Ela também autorizou a Procuradoria-Geral a tomar "providências para impulsionar o cumprimento de todas as obrigações".

O Procurador-Geral Jefferson Domingues explica que “sete ônibus foram entregues e a exigência é que sejam imediatamente iniciadas as obras dos pontos de ônibus na Praça Coronel Pessoa e no Paredão do São José, além da entrega dos outros sete ônibus que a Viametro ainda não apresentou”.

18:22  |  


Gostou? Repasse...