Bahia aumenta atenção ao sarampo

Na próxima terça-feira, às 9h, em Salvador, acontece a primeira reunião da Sala de Situação do Sarampo criada pela Secretaria de Saúde da Bahia. O encontro, na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), vai discutir as ações de atenção à saúde, prevenção e controle da doença no estado.

Vão participar do encontro diretores e técnicos da Sesab envolvidos nesse trabalho. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Jeane Magnavita, a Sala foi criada diante do cenário epidemiológico do sarampo no Brasil. "A confirmação de três casos importados na Bahia gera risco do aumento de transmissão autóctone".

A manutenção de uma vigilância ativa para detecção de casos suspeitos e adoção de respostas rápidas é tida como fundamental para evitar surtos de sarampo. Os casos confirmados envolveram um paciente de São Paulo que chegou a Porto Seguro em junho, quando apresentou febre e tosse, evoluindo com exantema.

O segundo caso foi de uma jovem de 28 anos, vacinada, de Salvador porém residente em São Paulo. Ela apresentou febre acompanhada de dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, dor ocular e gânglios na orelha. Chegou a Salvador em julho.

O terceiro caso foi de uma menina de 12 anos, residente em Salvador, vacinada, que viajou com a família para a Espanha no dia junho, iniciando os sintomas cerca de um mês depois.

0:12  |  


Gostou? Repasse...