BA tem 4 das 10 cidades mais violentas

A Bahia aparece com 4 na lista das 10 cidades mais violentas do país, com Simões Filho (4º, foto), Porto Seguro (7º), Lauro de Freitas (9º) e Camaçari (10º), além de Eunápolis na 20ª colocação. As regiões Norte e Nordeste têm 18 das 20 cidades mais inseguras do Brasil, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa, que contabiliza apenas municípios com ao menos 100 mil habitantes, mostra ainda que o estado de São Paulo tem 14 das 20 cidades com menos violência. Para ter uma ideia, Jaú (SP) tem 146 mil moradores, porém só registrou 4 homicídios durante todo o ano de 2017. Itabuna, no sul da Bahia, teve 116.

O estudo é um desdobramento do Atlas da Violência, que destrincha os dados das 310 cidades médias e grandes do país. Para medir o nível de violência, o Ipea se debruçou sobre a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros em 2017.

Segundo o Ipea, as cidades mais violentas, em geral, têm também números piores no acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho, enquanto as menos violentas têm indicadores considerados parecidos com os de países desenvolvidos.

As cidades mais violentas têm, em média, 60% da taxa de atendimento escolar das menos violentas, e o percentual de jovens de 15 a 24 anos que não estudavam, não trabalhavam e eram pobres era quatro vezes maior. A mais violenta do Brasil em 2017 foi Maracanaú (CE), com 145,7 homicídios para cada 100 mil habitantes.

No ano do estudo, 308 pessoas foram assassinadas na cidade de 224 mil habitantes. O maior número absoluto de mortes também é do Ceará, de Fortaleza, com 2.145. O Rio de Janeiro, que tem mais que o dobro de habitantes de Fortaleza, teve 1.850, e São Paulo, que tem quatro vezes mais, teve 1.011.

Após Maracanaú, a lista das mais violentas tem Altamira (PA), São Gonçalo do Amarante (RN), Simões Filho (BA), Queimados (RJ), Alvorada (RS), Porto Seguro (BA), Marituba (PA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Caucaia (CE), N. S. do Socorro (SE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Marabá (PA), Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Vitória de Santo Antão (PE), Rio Branco (AC) e Eunápolis (BA).

Já as cidades com os melhores indices de segurança são Jaú (SP), Jaraguá do Sul (SC), Brusque (SC), Jundiaí (SP), Passos (MG), Limeira (SP), Americana (SP), Bragança Paulista (SP), Santos (SP), Araxá (MG), Araraquara (SP), São Caetano do Sul (SP), Tubarão (SC), Mogi das Cruzes (SP), Itatiba (SP), Varginha (MG), Catanduva (SP) e Sertãozinho (SP).

18:28  |  


Gostou? Repasse...