Ausentes atrasam exames em Ilhéus
Muitas pessoas aguardam em Ilhéus por vaga para realizar exames laboratoriais, mas a Central de Regulação está reduzindo a oferta por causa do número crescente de pessoas que não aparecem na data agendada. Em agosto foram mais de 5.300 desistências, o que agrava a fila de espera.
O supervisor da Central de Regulação da Sesau, Fábio Mantena, explica que isso acarreta problemas para a população e prejudica o trabalho dos prestadores de serviços conveniados pelo SUS, uma vez que não alcançam o teto financeiro estipulado para o faturamento dos serviços.
“A ausência gera uma lacuna na oferta de serviços e resulta em prejuízos nos recursos direcionados ao atendimento da população e o trabalho que, de certa forma, é reprimido. Algumas especialidades demandam um período de espera maior e não é possível transferir o agendamento em tempo hábil para outros pacientes".
Para melhorar o atendimento, a Prefeitura de Ilhéus construiu e reformou Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliou a oferta de procedimentos e serviços. Mantena conta que a média diária de abstenção é de 40 pessoas. "O faltoso recebe uma advertência e fica suspenso do sistema de marcação por três meses".
A Sesau aumentou o número de UBS com marcadores, a exemplo do Alto do Coqueiro e Banco da Vitória, que continua a atender a comunidade do Morada do Porto, Vila Cachoeira e distrito do Japu. A UBS de Sambaituba também atenderá Aritaguá, Vila São João, Vila Olímpio e Ribeira das Pedras, na zona norte.
Mantena reforça que a regulação de baixa complexidade é feita diretamente nas UBS e, após o fechamento da agenda, o paciente precisa aguardar 5 dias para retornar e marcar. Todavia, as datas e os serviços estão disponibilizados para consulta.
Os serviços de média e alta complexidade são regulados através do Sistema Lista Única da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A Central de Regulação de Ilhéus disponibiliza, no Instagram, informações diárias com calendário, especialidades e exames liberados para agendamento.





