Audiência debate venda da Emasa

O destino da Emasa será debatido em audiência pública convocada pela Prefeitura de Itabuna na terça-feira, às 8 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Na audiência pública, aberta a toda a comunidade, a concessão dos serviços da Emasa à iniciativa privada estará na pauta.

Desde seu terceiro mandato, o prefeito Fernando Gomes mantém a obsessão de vender a Emasa, empresa de saneamento criada por ele no final da década de 1980, dois anos depois de vencido o contrato vigente nos 30 anos anteriores entre o Itabuna e a Embasa, de quem a atual empresa herdou bens e benfeitorias em comodato.

Na audiência, será divulgado o teor das minutas do edital de concorrência pública e a do contrato de concessão comum para exploração do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O prefeito diz que pretende fazer a concessão por 30 anos em função das "limitações orçamentárias".

Segundo a Prefeitura, a empresa vencedora da licitação deverá seguir o Plano Municipal de Saneamento Básico 2016, além de realizar as melhorias apontadas em estudo da Fundação Getúlio Vargas, como tratar 100% do esgoto, o que representaria 141 km de redes, bem como fazer 71 km de distribuição de água.

Além disso, nos cinco primeiros anos deverá investir R$ 242 milhões, sendo que, deste valor, R$ 176 milhões serão somente para as redes de esgotamento sanitário.

0:14  |  


Gostou? Repasse...