Marinha tem novo comando na Bahia

Programada para quinta-feira, 1 de agosto, às 10h, uma cerimônia militar marcará a passagem de Comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN). Na ocasião, o Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos passará o cargo para o Vice-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes (foto), na sede do DN, no bairro do Comércio, em Salvador.

A cerimônia será presidida pelo Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais. O Vice-Almirante Campos, que esteve à frente do Com2°DN por pouco mais de 6 meses, foi designado para o cargo de Diretor Geral de Navegação, o qual assumirá no dia 15.

Entre suas principais realizações no 2º Distrito Naval, merecem destaque a assinatura do contrato para aquisição de duas lanchas de ação rápida com proteção balística, que serão empregadas no patrulhamento da Baía de Todos os Santos a partir do próximo ano, e a sinalização por bandeiras nos mastros.

Natural de Salvador, o Vice-Almirante Silva Lima foi promovido ao último posto em 31 de julho de 2018. Em sua carreira, participou de importantes comissões, como Comandante do Navio-Auxiliar “Trindade”, Comandante da Estação Rádio da Marinha em Salvador, Comandante da Corveta “Jaceguai”.

Foi ainda Assessor Especial Militar da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Adjunto do Adido Naval nos EUA e Canadá, Vice-Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e Diretor da Escola de Guerra Naval. Antes de ser designado para o Com2°DN, ocupava o cargo de Diretor de Ensino da Marinha.

O 2º Distrito Naval remonta a 1942, quando da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ocasião em que foi decretada a criação dos Comandos Navais e Salvador designada sede do CN do Leste. Essa denominação foi mantida até 1945, quando o Comando do 2º Distrito Naval passou a ter este nome,

O 2º Distrito Naval tem uma área de jurisdição de mais de 1.100.000 km2, englobando Bahia, Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. A leste, a área possui mais de 1.200 km de litoral junto ao Oceano Atlântico e, a oeste é cortada pelo rio São Francisco, desde Pirapora/MG até Paulo Afonso/BA.

16:45  |  


Gostou? Repasse...