Nordestina se cuida mais, diz Avon
Mulher do Nordeste se cuida mais que a de outras regiões - revela um estudo feito pela Avon sobre o cuidado com a pele. Segundo o estudo "A relação das brasileiras com a pele do rosto", as mulheres da região Nordeste são as brasileiras que mais conhecem seu próprio tipo de pele e os cuidados que ela precisa, 51% das respondentes.
As nordestinas lideram a posição das que mais se protegem das radiações solares (81%), inclusive 20% afirmam reaplicar o filtro solar várias vezes durante o dia, além de não abrir mão do sabonete para limpeza (52%) e da água micelar (32%).
Quando o assunto é sentimento, as nordestinas são as que mais mantém uma rotina de cuidado da pele por prazer, dividindo o posto com a região Norte, com 19%. Para 40% delas, o hábito de cuidar da pele está ligado ao objetivo de mantê-la limpa e saudável.
Entretanto, a pesquisa da Avon aponta que na região nordeste está a maioria das mulheres que acreditam em mitos de beleza como "quanto mais lavar a pele oleosa melhor" ou "creme anti-idade só precisa ser usado depois do aparecimento dos primeiros sinais da idade" (19% e 12%).
Só com água
Apesar da importância de limpar a pele para para garantir que se mantenha saudável, as sulistas são maioria entre as mulheres que tem o hábito de lavar o rosto apenas com água, dispensando sabonetes específicos para os diferentes tipos de pele (19%).
O estudo também aponta que as mulheres do Sul reprovam as receits caseiras. 62% não costuma fazer, com receio de ter alguma reação alérgia ou utilizar produtos que não tenham sido receitados por um médico.
Por outro lado, elas são maioria (68%) entre as mulheres que não abrem mão do creme hidratante na rotina de cuidados faciais. A pesquisa investigou os hábitos, sentimentos e atitudes de 1.000 mulheres entre 25 e 60 anos, de todas as regiões do Brasil, com o Ibope Conecta.