Itabuna amanheceu sem transporte
Itabuna amanheceu sem ônibus, depois que as empresas se recusaram a dar aumento aos motoristas e cobradores. O problema só não foi maior porque boa parte da população se acostumou a usar mototáxis. Não houve faltas de funcionários no comércio nem nas indústrias.
Os rodoviários começaram a greve por volta das 6 horas desta segunda-feira, marcando uma assembleia para 8 horas. Nela, decidiram que não vão cumprir a obrigação legal de manter 30% dos funcionários trabalhando, nem mesmo nos horários de pico.
O sindicato quer um reajuste de 5% para o salário e de 10% para o tíquete refeição. As empresas não aceitam conceder reajuste, alegando alta nos custos, por isso os 92 veículos da São Miguel e da Sorriso da Bahia não saíram das garagens.
A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (AETU) não comentou a greve nem as exigências dos rodoviários. Mas se sabe que o percentual absurdo de gratuidades no município, que passa dos 30%, e a falta de novo aumento na tarifa são usados como argumentos pelas empresas.