Hospitais filantrópicos terão R$ 1 bi
Uma nova linha de crédito BNDES Saúde vai beneficiar quase 2 mil entidades hospitalares filantrópicas. O lançamento da nova linha de crédito reuniu diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; e o presidente do BNDES, Joaquim Levy.
Responsável pela metade dos atendimentos e procedimentos hospitalares de média e alta complexidade do SUS, as entidades filantrópicas contarão com R$ 1 bilhão. “O BNDES assinou com o Ministério da Saúde o contrato das Santas Casas. Assim, o Fundo Nacional de Saúde garante que não haverá inadimplência".
"Isso abre espaço para o BNDES ter a menor taxa de juro de 9%, enquanto o mercado cobra de 20 % a 22%”, explicou o ministro da Saúde. O presidente Bolsonaro destacou que o programa permitirá ao BNDES destinar financiamentos àqueles que mais precisam.
“Quem precisava para o bem, como as Santas Casas, ia a outros estabelecimentos bancários e pegava a juros 4, 5 vezes superior”, afirmou o presidente. Agora, o governo apoia a recuperação financeira dessas instituições e a consequente melhoria do atendimento.
Além de contribuir para o fortalecimento financeiro das filantrópicas, a linha de financiamento visa aperfeiçoar a gestão, a governança e a eficiência operacional das instituições. “O poder patrimonial precisa se encontrar com o poder gerencial nas filantrópicas”, disse Mandetta.