Bahia tem 143 suspeitas de sarampo

Até o dia 1º de junho foram notificados 143 casos suspeitos de sarampo na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Desses, 58 estão sendo investigados. Os demais não foram confirmados. No ano passado, dos 425 casos notificados, apenas três foram confirmados, todos em Ilhéus.

A última vez em que houve um surto da doença na Bahia foi em 2006. Em 2019, não há confirmação de casos. A Sesab informou que fará uma campanha de multivacinação para crianças, de 5 a 23 de agosto, para todas as vacinas, incluindo a do sarampo, para completar a caderneta de vacinação.

A última vez que o vírus se manifestou na Bahia foi em 1999, em Salvador. Os casos que surgiram depois disso estão associados ao contato dos pacientes com pessoas de outros estados ou países. O surto de 2006 ocorreu em João Dourado, Filadélfia, Senhor do Bonfim e Pindobaçu, com 77 casos confirmados por vírus importado.

O Ministério da Saúde informou que até a semana passada o Brasil tinha 123 casos de sarampo confirmados neste ano. O Pará lidera o ranking com 53 confirmações, sendo seguido de São Paulo (51), Rio de Janeiro (7), Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3) e Roraima (1).

Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já são considerados estados em situação de surtos ativos. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vai distribuir vacina contra o sarampo nos estados que fizerem a solicitação. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e extremamente contagiosa.

19:06  |  


Gostou? Repasse...