Vacinação será liberada para todos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, acaba nesta sexta (31), mas quase 14,8 milhões de pessoas ainda não se vacinarem. O pior estado é o Rio de Janeiro, que teve uma adesão de somente 57,6% do público-alvo da campanha.

Com isso, o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar, a partir de segunda-feira (3 de junho), as doses restantes para toda a população. Quem quiser se vacinar pode procurar um posto de saúde e ficar protegido contra uma doença que já matou algumas pessoas neste ano.

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum e levando a complicações sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com o doente ou uma superfície contaminada.

Como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a imunização é a forma de prevenção mais efetiva.

Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.

18:43  |  


Gostou? Repasse...