TRF-4 manda Dirceu voltar para a prisão
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu, por unanimidade, que o ex-ministro petista José Dirceu deve voltar para a prisão.
O juiz Luiz Antonio Bonat, titular da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou no início da noite desta quinta-feira (16) a prisão do ex-ministro José Dirceu. Com a decisão, Dirceu deverá se entregar à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba até às 16h de amanhã (17)
Entre outras condenações, Dirceu foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva ao receber R$ 2,1 milhões em propina da empresa Apolo Tubulars para garantir contratos com a Petrobras entre 2009 e 2012.
Segundo a defesa, o crime estaria prescrito, pois Dirceu já havia completado 70 anos quando foi condenado em primeira instância, mas o TRF-4 o sentenciou a 8 anos e 10 meses de prisão e expediu ofício para início imediato do cumprimento da pena.
O mandado de prisão deve ser expedido pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat. O caso de Dirceu é similar ao do ex-chefe Lula, que foi preso após condenação definitiva no mesmo TRF-4. A defesa ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com Diário do Poder.