Sta Casa faz evento de leite humano

No dia 20, o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoverá um Workshop sobre pasteurização de leite humano e uma roda de conversa com as mães da UTI Neonatal. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Latrilha, o evento vai acontecer das 14h às 16h no Hospital Manoel Novaes.

Ele vai contar com bombeiros falando sobre a importância da Rota (coleta em domicílio). “Além disso faremos uma movimentação nos pavilhões para lembrar sobre o Dia Nacional da Doação de Leite Humano”. Alguns bebês nascem prematuros, são internados com baixo peso e muitas vezes não podem ser alimentados pelas mães.

Dentro dessa perspectiva, a doação do leite materno é de extrema importância. Além disso, a prática da doação também favorece a produção de leite das mães que estão amamentando normalmente seus filhos. "É um ato de amor que pode ajudar muitas crianças que passam pelo Hospital Manoel Novaes".

Luciana Nobre, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do Novaes, explica que a partir do momento em que a mulher começa a retirar o leite enquanto colostro, ela começa a fazer a reserva de um leite mais rico para quando o bebê precisar ou outras crianças cujas mães não possam amamentar.

“A mulher que estimula o peito tem uma amamentação assegurada para quando o bebê estiver pronto para absorver esse leite. Essa produção será mantida e o bebê vai poder ir ao seio com uma facilidade maior para sugar”, explica. Por isso, é necessário incentivar a doação do leite excedente.

O primeiro passo é orientar a mulher a buscar o banco de leite humano para fazer cadastro e ser orientada. Ela também deve apresentar todos os exames realizados durante o pré-natal. Só após uma análise o banco dará uma resposta. “Vamos avaliar se ela tem esses critérios de elegibilidade”.

Uma vez dentro dos critérios exigidos, a mulher é orientada sobre a extração do leite, a maneira como vai extrair e guardar para manter suas propriedades. Uma vez por semana alguém do hospital vai até a casa da doadora recolher esse leite, acompanhado do corpo de bombeiros.

A equipe verá como a mulher está, se tem alguma intercorrência com relação ao pós-parto e a orientará com relação à alimentação. “Acaba sendo uma troca dentro desse contexto porque ela doa o leite e ganha orientações acerca de cuidados com ela e com o bebê”, completa Luciana.

18:31  |  


Gostou? Repasse...