SP sedia expo "A Nordeste de que?"
“A Nordeste de que?”, uma provocação do artista cearense Yuri Firmeza, é o centro da exposição À Nordeste, que o Sesc 24 de Maio, em São Paulo, recebe entre 15 de maio e 25 de agosto. Com curadoria de Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos, À Nordeste reúne um conjunto de 343 trabalhos.
De diversas linguagens e suportes, do barro aos memes, são criações singulares de 160 artistas, quase todos nordestinos. Artistas de contextos e linguagens diversas, mas com um ponto em comum: uma produção pulsante sobre o imaginário que se tem acerca do Nordeste.
“Com esse conjunto riquíssimo, diverso e heterogêneo de obras e artistas, não temos qualquer pretensão em apresentar ao público o que é o Nordeste hoje, mas, sim, o que é estar à Nordeste. Sob essa perspectiva, lançamos luz sobre jogos políticos e estéticos, marcados por contraposições em relações às hegemonias, centralidades e, inclusive, outras periferias”, afirma Clarissa Diniz.
Os curadores revisitaram as nove capitais nordestinas e várias cidades do interior. “Iniciamos essas viagens e visitas a campo no segundo semestre do último ano, em pleno processo eleitoral. Neste período, o Nordeste vivenciou um momento um tanto quanto singular, revigorante, de contraposição a uma ideia de Brasil que acabou prevalecendo”.
Entre os artistas, nomes como Abraham Palatinik, Almandrade, Antônio Bandeira, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Bispo do Rosário, Cristiano Lenhardt, Gilberto Freyre, Glauber Rocha, Jean-Pierre Chabloz, Jonathas de Andrade, Juliana Notari, Leonilson, Marepe, Mestre Vitalino e Romero Britto.
“Temos justapostos artistas renomados e criadores culturais que sequer estão inseridos no circuito que hoje entende-se como o da arte contemporânea. Não hierarquizamos aqui as diversas formas de produção de cultura, como outrora se fez entre ‘cultura erudita’ e ‘cultura de massa’", afirma Marcelo Campos.
Entre os artistas, os baianos Almandrade, Ayrson Heráclito, Iure Passos, Glauber Rocha, Doidão Bahia, Emanoel Araújo, Fernando Rodrigues, Goya Lopez, Ieda Oliveira, Jayme Fygura, Juraci Dórea, Louco Filho, Mario Cravo Jr, Mestre Didi, Mestre Guarany, Pedro Marighella, Tiago Santana, Tom Zé e Virgínia de Medeiros.