Salvador tem nona morte por gripe
Na manhã desta sexta-feira (24), foi confirmada mais uma morte causada por complicações em decorrência da gripe em Salvador. Um idoso de 69 anos, morador do bairro de Brotas, foi acometido pelo vírus do tipo H1 N1 e evoluiu para óbito.
O homem que fazia parte do grupo de risco não chegou a ser vacinado. Com o episódio, sobe para nove o número de mortes por influenza registradas no município em 2019, sete delas apenas em maio. Neste ano já foram confirmados 37 casos, sendo 16 para os subtipos H1N1 e H3N2, e 5 para influenza B.
Com apenas uma semana para o término da campanha de vacinação contra a gripe, que será finalizada em 31 de maio, cerca de 150 mil pessoas que compõem o público alvo ainda precisam se proteger contra a doença no município.
Iniciada no dia 10 de abril, somente 517 mil indivíduos que fazem parte da população elegível receberam a dose da vacina na capital, número que corresponde a 73% de cobertura. A meta é imunizar pelo menos 90% do público, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
“Estamos na reta final e convocamos todas as pessoas dos grupos de risco a procurarem um ponto de vacinação o quanto antes. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz para proteger os indivíduos com maior vulnerabilidade”, alertau a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos.