Salvador sobe combate à leptospirose
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está ampliando uma série de atividades de prevenção e controle da infestação de roedores nos 12 distritos sanitários de Salvador. Maio foi escolhido para alertar a população dos riscos da leptospirose, patologia transmitida pela urina do rato.
A doença foi responsável por registrar 26 casos suspeitos de janeiro a abril deste ano. Se comparados ao mesmo período do ano passado, os números apresentam uma elevação de 36%. “Estão chegando os meses em que mais chove em Salvador e nossa atuação nesse período é importante para prevenir as infestações".
"Vamos aplicar raticidas nas bocas de lobo para comprovar a limpeza e evitar disseminação de urina na água das chuvas, além do trabalho educativo para que a sociedade evite o acúmulo de lixo para não atrair ratos”, explicou a coordenadora do CCZ, Andrea Salvador.
A expectativa é realizar bloqueio em todas as regiões que tenham tido casos, além de continuar as ações de rotina em praias, feiras, mercados municipais, parques, praças e na orla. Cerca de 100 servidores, entre agentes, biólogos e veterinários, farão o diagnóstico ambiental para identificar situações que propiciam a presença de roedores.