Salvador registra nova morte por H1N1

Uma criança de 3 anos, de Itapagipe, foi a segunda vítima fatal da influenza H1N1 em Salvador neste ano. O garoto, que não havia sido vacinado na campanha deste ano, morreu em 27 de abril, após ficar 7 dias internado num hospital privado. O óbito reitera a importância da proteção do grupo prioritário através da vacina.

Até o momento, foram notificados 163 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que pode ser provocada por vírus ou bactérias e é caracterizado pela necessidade de internação dos pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associados a desconforto respiratório.

Dos casos registrados neste ano, dois tiveram resultado laboratorial positivo para a influenza B e outros dois para H1N1. Em março, outro jovem de 10 anos também veio a óbito após complicações causadas pelo H1N1. “A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para proteger os indivíduos com maior vulnerabilidade".

"Por isso convocamos todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritárias e ainda não se vacinaram a se dirigir a um ponto de imunização neste sábado para garantirem a proteção contra essa doença, que pode evoluir para a morte”, destaca Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.

Neste sábado (4), das 8 às 17 horas, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Salvador e no interior da Bahia. O objetivo é proteger pelo menos 90% dos 570 mil indivíduos que fazem parte da população eletiva na capital, usando 255 pontos de imunização.

Iniciada em 10 de abril, a estratégia imunizou até o momento em Salvador cerca de 171 mil pessoas, número que corresponde a 27% da população alvo. No estado, cerca de 3 milhões ainda não se vacinaram. Para reverter este cenário, todas as cidades trabalharão neste sábado para vacinar a população.

Segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, além das UBS estarão disponíveis postos móveis em locais estratégicos como shoppings e supermercados. “A meta é vacinar 90% do público-alvo, que este ano alcança mais de 4,1 milhões de pessoas”.

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde aponta que até hoje (3), às 10h, 794 mil baianos se vacinaram, o que representa 19,37% de cobertura vacinal. A campanha teve início em 15 de abril e se encerra em 31 de maio.

20:02  |  


Gostou? Repasse...