Professores protestam contra Costa

Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se juntaram a cerca de 700 docentes, estudantes, servidores e sindicalistas de universidades estaduais na manhã desta terça-feira, na frente do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para participar de um protesto.

Os manifestantes, em greve há 30 dias, reivindicaram do governo estadual a reabertura das negociações salariais e a suspensão do corte dos salários. No mesmo local, às 11h, aconteceu, na sala José Amando da Assembleia Legislativa, a audiência pública “O Ensino Superior no Estado da Bahia e os seus desafios”.

O curioso na passeata de protesto foi o uso, por dezenas de manifestantes, de camisetas e bandeiras com a sigla do PT, justamente o partido do governador Rui Costa, responsável por sua eleição.

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) conseguiram no Tribunal de Justiça uma liminar que impede o corte dos salários. De acordo com o documento, expedido pelo desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, o governo terá 72h para suspender a decisão e efetuar o pagamento.

A liminar manda pagar os salários de abril e eventuais meses subsequentes, "em valores devidamente corrigidos e atualizados; bem como que se abstenham de efetuar o desconto dos dias parados, em virtude de deflagração de movimento grevista pelos docentes, efetivos ou temporários, da Uneb".

“Devem os acionados, ainda, que mantenham e, se for o caso, sucessivamente, restabeleçam o atendimento dos docentes efetivos e temporários, bem como seus dependentes e agregados, conveniados ao Planserv”, diz o documento. Os professores da Uneb estão em greve há 28 dias.

21:09  |  


Gostou? Repasse...