Ponte de Ilhéus recebe primeiro cabo
A nova ponte que ligará o centro à zona sul de Ilhéus, obra executada pelo Governo da Bahia, começou a receber os cabos de sustentação (estais). A estrutura prevê um mastro principal de onde partem os cabos que sustentam a pista sobre o canal de navegação.
Ao todo, serão implantados 46 cabos sobre os dois vãos principais. Será a primeira ponte estaiada construída na Bahia, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A ponte já teve sua previsão de entrega atrasada várias vezes e agora é prometida para o ano que vem.
Com 533 metros de comprimento e 24 metros de largura, o projeto inclui calçada, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, entre o centro e a Praia da Maramata, além de um acesso viário na área central e outro para o Litoral Sul, com 2,7 quilômetros, que também está em execução.
Além de se tornar um novo cartão postal, a ponte vai beneficiar cerca de 510 mil moradores de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca nos deslocamentos às praias do Litoral sul baiano.