Polcia baiana prende 63 na Cronos
Policiais civis de 21 estados e do Distrito Federal participaram, nesta terça, da Operação Cronos II, deflagrada para combater crimes de homicídio e feminicídio. Coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, a ação aconteceu de forma integrada e contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo da Operação Cronos II foi cumprir mandados de prisão contra pessoas acusadas de feminicídio – ou seja, o homicídio de mulheres por violência doméstica ou discriminação de gênero – e homicídios. Na Bahia, a Polícia Civil cumpriu 222 mandados de prisão em todo o estado e prendeu 63.
Deflagrada em agosto de 2018, a primeira fase resultou na prisão de mais de 2.600 pessoas em todo o país. Além disso, foram apreendidos 341 adolescentes. Segundo o CNCPC na época, 42 pessoas foram presas por feminicídio, 404 por homicídio, 289 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha.
Outras 640 pessoas foram autuadas em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e mais 1.252 pessoas foram detidas por mandados de prisão. Durante a primeira fase, foram apreendidas 146 armas e 383 kg de drogas como maconha, cocaína e crack.
Mais de 7,8 mil policiais civis de todo o país participaram das ações.