Nilo Coelho é condenado por fraude

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Guanambi e ex-governador Nilo Coelho (PSDB) por improbidade administrativa, por fraudar uma licitação para locação de caminhões em 2009 por mais de R$ 4 milhões.

Também foram condenados os membros da comissão de licitação: Elisângela Alves Teixeira, David Xavier Souza Júnior e Alencastre Honório Moura. O MPF diz que eles fizeram uma licitação simulada, fingindo uma competição entre empresas já combinadas, para a locação de 20 caminhões basculante.

Os promotores apontaram diversas irregularidades no edital e na licitação, como restrições indevidas que impediam a participação de outras empresas. A investigação concluiu que o procedimento licitatório foi realizado para mascarar a contratação direta.

Os acionados foram condenados por improbidade administrativa e lesão ao erário, por fraude em licitação, e ofensa aos princípios da administração pública. Eles tiveram suspensos os direitos políticos por 5 anos e devem pagar multa de três vezes o valor da última remuneração recebida.

Ainda ficaram proibidos de contratar com o Poder Público, receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios por 5 anos.

20:15  |  


Gostou? Repasse...