Moradores fecham BR-101 em Itabuna

O obscuro plano de privatizar o ex-aeroporto de Itabuna como campo de pouso particular gerou protestos nesta segunda-feira, quando 500 moradores da Bananeira bloquearam a BR-101 queimando pneus e ocupando a pista. Eles reclamam do prejuízo para a mobilidade do bairro.

As faixas criticavam a Prefeitura (“aeroporto privado não beneficia favelado”) e cobrava uma ação do MP, que até agora não investigou o negócio encolvendo a área pública ("Ministério Público, cadê você”). O maior problema para eles são os obstáculos no acesso ao bairro.

“Colocaram toneladas de estruturas de concreto ao lado das casas, dificultando o acesso da comunidade. Quem tenta atravessar é ameaçado e ainda é agredido”, disse uma moradora ao blog iPolitica, cuja foto reproduzimos. O ex-aeroporto de Itabuna está fechado há mais de 20 anos.

A legislação atual impede que ele seja reaberto como aeroporto comercial, por isso a Prefeitura resolveu passar a área para a iniciativa privada fazer um campo de pouso de uso restrito. Nenhuma informação sobre como o negócio foi feito teve divulgação.

16:03  |  


Gostou? Repasse...