Isaquias e Erlon disputam o mundial
A temporada de competições da canoagem velocidade começou. Depois de meses treinando fortemente nas águas da pacata Lagoa Santa, em Minas Gerais, os baianos Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, sob a batuta do técnico Lauro de Souza Jr, o Pinda, vão colocar em prática tudo o que praticaram.
Eles vão tentar bater estrangeiros como Martin Fuksa, bicampeão mundial e oito vezes campeão europeu, e o alemão Sebastian Brendel, tricampeão olímpico e dono de 10 medalhas de ouro em Mundiais.
Vestindo as cores do Flamengo, inclusive com o escudo do time da Gávea colado no barco, além do Brasil, Isaquias Queiroz vai disputar etapas da Copa do Mundo. Até sábado, ele e Erlon de Souza competem em Poznan, na Polônia. Logo depois, entre 31 de maio a 2 de junho, estarão em Duisburg, na Alemanha.
Os torneios, bem como os Jogos Pan-Americanos de Lima, no fim de julho, serão termômetros visando o Mundial em Szeged, na Hungria , no final de agosto. Isaquias e Erlon serão os únicos representantes do Brasil no masculino, disputando as categorias C1 500m e C1 1000m em Poznan e Duisburg (C2 no Mundial e nos Jogos Olímpicos).
Isaquias sentiu dor no pé esquerdo, mas não há risco para o desempenho, segundo o atleta. “Está normal e vamos tentar remar o máximo para aguentar o gás. Vamos participar dessas duas etapas para colher a sensação da disputa e visar o mundial. Depois, vamos voltar pra casa para melhorar ainda mais os treinamentos”.
Erlon, de Ubatã, tem como objetivo ser finalista. “Estamos aqui para fazer uma somatória do que queremos para o Mundial, onde vamos buscar as vagas para os Jogos Olímpicos. Queremos fazer bem feito para saber como está o nosso nível com o nível dos atletas europeus".